quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

NESTA QUINTA-FEIRA, EVENTO ONLINE DO COREN-SP TRARÁ PARTO SIMULADO. PARTICIPE.

Nesta quinta-feira, 17 de Fevereiro, o COREN-SP irá realizar o primeiro evento do programa CAPE no Interior. Em sua estreia, será apresentado aos profissionais de enfermagem presentes em auditórios de nove municípios, em transmissão via internet, o seminário “Parto normal: desafios e perspectivas na assistência e a utilização da simulação”. Também será possível a qualquer interessado acessar a transmissão da palestra pela Internet. Link para acompanhar o evento estará no site do COREN-SP (www.coren-sp.gov.br) no dia do evento.
A transmissão será realizada a partir do auditório da FAMERP, em São José do Rio Preto. As cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Araçatuba contam com auditórios para que os profissionais de enfermagem desses municípios possam acompanhar o evento em tempo real. Profissionais interessados em participar do evento nos auditórios ainda podem se inscrever, no endereço http://inter.coren-sp.gov.br/cape-interior
Evento terá simulação de parto
A primeira parte do evento apresentará a conceituação e o cenário da saúde materna e perinatal no estado de São Paulo. Em seguida, será apresentada a simulação do parto normal com uma boneca similar à que está disponível no CAPE – Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem, na capital. Haverá a presença de uma enfermeira obstétrica para acompanhar a transmissão em cada um dos auditórios participantes, para esclarecer dúvidas dos presentes.
O Brasil tem cerca de 3 milhões de nascimentos por ano e as informações clínicas sobre estes procedimentos tão cotidianos nas instituições de saúde não são precisas. As taxas de morbidade e mortalidade maternos e neonatais no Estado de São Paulo ainda mantém-se acima dos níveis considerados ideais pelos organismos e associações internacionais de proteção à saúde da mulher e da criança. Paralelo a isto, vê-se também uma grande falha na formação do profissional de enfermagem, que nem sempre pode contemplar durante este processo todas as necessidades inerentes à profissão e ao mercado de trabalho.
A proposta do evento é contribuir para o debate e a reflexão sobre tais questões. "Pretendemos demonstrar, através da simulação realística, o ensino da assistência ao parto natural, e os conceitos e recomendações que permeiam a humanização do nascimento", esclarece Andréa Porto da Cruz, especialista em enfermagem em obstetrícia e conselheira do COREN-SP.
A realização do evento conta com o apoio da UNIP, Famerp, da Fundap, da ABENFO-SP, da Interativa e da Anatomic.
Programação do Seminário
Data: 17/02/2010
Horário: 9h às 18h
Local: Famerp – São José do Rio Preto
Público Alvo: Responsáveis Técnicos e Enfermeiros que atuam em maternidade, Centro de Parto Normal e Centro Obstétrico. Associados ABENFO, estudantes de graduação em Enfermagem e de pós graduação na área de Saúde da Mulher.
8h – Recepção
9h – Abertura
9h30 – 10h - Panorama da Saúde materna e perinatal no estado de São Paulo – Profª Ms. Karina Fernandes – ABENFO-SP
10h – 10h30 - Projeto Nascer no Brasil: Inquérito nacional sobre parto e nascimento – Profª Dra. Camilla Schneck – FSP-USP.
10h30 – 11h - Intervalo
11h – 12h – Processo Ético e desafios para a assistência com qualidade na área de Saúde da Mulher – Dr. Cláudio Alves Porto – presidente do COREN-SP.
12h – 13h30 – Almoço Livre
13h30 – 17h30 - Parto natural – conceitos, assistência e a simulação realística como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem – Profª Ms. Andréa Porto da Cruz – Conselheira do COREN-SP.
17h30 – 18h – Perguntas e Encerramento
EM CAMPINAS ASSITA PELA UNIP QUE FICA
UNIP - Campus Swift

Av. Comendador Enzo Ferrari, 280 - Swift
(19) 3776-4000
UNIP - Campus Swift

________________
FONTE: COREN-SP