domingo, 29 de agosto de 2010

Parar de fumar realmente engorda?

Dia 29 de Agosto é Dia do Combate ao Fumo. Entre tantos apelos para largar o hábito, muitos fumantes consideram os inúmeros malefícios à saúde, mas ficam com medo de engordar. Será que é verdade?

O cigarro aumenta o metabolismo, ou seja, aumenta o gasto de calorias em cerca de 10%. Para ter uma ideia, uma mulher de 60 kg que para manter o peso necessita de 2000 calorias, enquanto fuma gasta cerca de 2200. Essas 200 calorias a mais no dia correspondem a até 3 porções de frutas ou à uma fatia de um bolo de chocolate.
Sendo assim, é necessário que a pessoa diminua a ingestão de alimentos para não engordar quando parar de fumar. Outros fatores emocionais que podem aumentar o peso também estão relacionados à parte emocional de ficar sem o cigarro, como insônia (e lanchinhos de madrugada) e a ansiedade.
O que acontece também é que após dois dias sem cigarro, já é possível sentir diferença no paladar e o olfato.O muco diminui, então a pessoa sente mais sabor e acha a comida mais gostosa do que o normal.
O cigarro também compete com a absorção de nutrientes, então é bem provável que a pessoa fumante esteja com falta de vitaminas no organismo. Saiba que cada cigarro "destrói" 50 mg de vitamina C, o que corresponde a uma laranja. Esta deficiência de vitaminas pode trazer consequências ao organismo a longo prazo, como sangramento gengival, baixa imunológica, maior propensão à doenças, etc.
Dicas práticas:
Realize refeições com intervalos regulares, para não ficar ainda mais ansioso. Isso inclui: café da manhã, lanche da manhã (se necessário), almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.
Se possível, durma antes da meia noite, pois o nosso corpo se prepara para o sono das 21h até 23h30. Depois desse horário fica mais difícil de dormir. O hormônio Gh funciona com pico na madrugada e a importância deste hormônio é a renovação celular, bem como da melatonina.
Verifique com o  médico ou nutricionista a necessidade de prescrição vitamínica, e com o enfermeiro a necessidade de buscar essas naturalmente atraves de uma alimentação saudavel. Pode ser de complexos ou à base de algas. Capriche em hortaliças, principalmente vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C e minerais), como a couve, agrião e brócolis. Nos lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.os lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.Alimentos com triptofano são precursores de serotonina, que causam bem-estar e diminuem a ansiedade. São eles: leite, iogurte, cacau em pó, banana nanica. Sugestão para o lanche da tarde ou da noite: leite aquecido com uma colher de chá com cacau e uma pitada de canela. Colocar adoçante ou açúcar à gosto. Outra opção é cozinhar uma banana nanica com água até cobri-la e uma pitada de canela. Quando a banana estiver cozida colocar na água uma colher de sobremesa de cacau e adoçar a gosto. Comer a banana com a calda quente logo em seguida. Para aliviar a tensão, consuma alimentos crocantes e com baixo valor calórico como picles, palitos de legumes (salsão, erva-doce, cenoura, palmito e pepinos), balas e chicletes sem açúcar.
Lembre-se: é importante o apoio de um Enfermeiro, médico ou um nutricionista para que você sinta-se amparado nesta mudança e possa conseguir o seu objetivo.
fonte :http://entretenimento.br.msn.com/astrologia/artigo.aspx?cp-documentid=25355640
reportagem: Amanda Buonavoglia, adaptação Daniel B R Rufino.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ESTA A DISPOSIÇÃO NA DISCIPLINA PRATICAS CLINICAS ESTAGIO/TARDE NOVOS CONTEUDOS, SOBRE VACINAS!!! É SÓ CLICAR E BAIXAR,BEM AO LADO!!!

-VACINAS
-RECOMENDAÇÕES VIA E DOSE (vacinas)
-VACINAS PNEUMO E MENINGOGOCICA

domingo, 22 de agosto de 2010

CRONOGRAMA PRATICAS CLINICAS

 BAIXE O CRONOGRAMA DA DISCIPLINA DE ESTAGIO DAS PRATICAS CLINICAS, VALIDO PARA AGOSTO , ENVIADO PELA PROFª BIA!!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MATERIAS FRESQUINHAS PRA GENTE ESTUDAR!!!

BOA TARDE
A DISPOSIÇÃO NO NOSSO BLOG http://unipenfermagempq.blogspot.com/ NOVOS TEXTOS DA DISCIPLINA DE INTEGRAÇÃO E COMPETENCIA GERENCIAL EM ENFERMAGEM (PROFª ANGELA)

QUE SÃO:
9 COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE UBS: PERCEPÇÃO DO GESTOR
10 CONTRIBUIÇÕES PARA O CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE ENF SOBRE GESTAO POR COMPETENCIA
11 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: NOVOS HORIZONTES
12 O ENFERMEIRO NO TRABALHO EM EQUIPE NO CUIDADO DA FAMÍLIA
FOI COLOCADO TAMBEM DA MATERIA ATENÇÃO SAÚDE PESS/FAM SIT RISCO (PROFª MARGARETE)
1 A INTERPRETAÇÃO DA GASOMETRIA ARTERIAL
OS TEXTOS ESTÃO ÓTIMOS PARA IMPRESSÃO E DE FACIL ACESSO A TODOS, LOCALIZE NO CANTO ESQUERDO DA SUA TELA OS CONTEUDOS...APROVEITE PARA REVISAR EXAME FISICO E ANAMNESE NOS CURSOS DISPONIVEIS DO LADO DIREITO DO BLOG. CASO HAJA DIFICULDADES ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR INDIVIDUALMENTE A CADA UM. UM ABRAÇO A TODOS DANIEL,
ATENÇÃO ENVIEM FOTOS DA NOSSA SALA PARA PUBLICARMOS OK...

sábado, 14 de agosto de 2010

NOVOS TEXTOS ADICIONADOS
CRONOGRAMA DE GESTAO E RESULTADOS, 2 ESTUDOS DE CASO DE PRATICAS CLINICAS  NA SAUDE DA CRIANÇA E TAMBÉM ADULTO. ESTÃO DISPONIVEIS PARA DOWNLOAD NO FORMATO PDF, VOCÊ ENCONTRA NA BARRA LATERAL ESQUERDA DO NOSSO BLOG. FAÇA O SEU E BOM ESTUDO A TODOS!!!!!!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

NOVOS TEXTOS ADICIONADOS *ICGE*

NOVOS TEXTOS ADICIONADOS A DISCIPLINA  INTEGRAÇÃO E COMPETÊNCIA GERENCIAL EM ENFERMAGEM DA PROFª ANGELA PUZZI FERNANDES. ESTÃO DISPONIVEIS PARA DOWNLOAD NO FORMATO PDF, VOCÊ ENCONTRA NA BARRA LATERAL ESQUERDA  DO NOSSO BLOG. FAÇA O SEU E BOM ESTUDO A TODOS!!!!!!!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ESTAGIO DE PRATICAS CLINICAS HOJE!!!!

APOS CONTATO COM A CORDENADORA LIDIANA HOJE PELA MANHA FICOU CONFIRMADO O PRIMEIRO DIA DAS PRATICAS CLINICAS NO PERIODO DA TARDE, OU SEJA:
 SERA HOJE EM NOSSA SALA A PARTIR DAS 13:30HS
E POR SER  HOJE O PRIMEIRO DIA, NAO SERA NECESSARIO LEVAR NADA, NEM MESMO IR DE BRANCO, SEREMOS ORIENTADOS DE TODO O PROCESSO DESSA DISCIPLINA NA SALA COM OS PROFESSORES. PORTANTO BEM VINDO AO SEMESTRE QUE JA COMECOU NOS VEMOS LA!!!!!! HOJE 09 DE AGOSTO SEGUNDA FEIRA AS 13:30HS

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

COMUNICADO DA CORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM UNIP!!!

Prezados alunos já estão abertas as inscrições para o concurso de monitoria 2010/2.
As inscrições deverão ser feitas na coordenação do curso.
Silvana Fernandes
Aux.Coord. Enfermagem
Campinas - Swift
Universidade Paulista - UNIP
Tel (19) - 3776-4091
                3776-4003